top of page

4 livros para ler na terceira idade

Foto do escritor: Revista Vitrine do AposentadoRevista Vitrine do Aposentado

Existem muitos livros para terceira idade que retratam essa fase da vida e são excelentes incentivos para começar a ler.

A leitura é uma grande aliada da memória. Uma atividade fundamental para estimular o cérebro e manter a saúde mental, com grande importância principalmente para a terceira idade. Existem muitos livros para terceira idade que retratam essa fase da vida e são excelentes incentivos para começar a ler.

Por que ler faz bem?

A leitura é um ótimo exercício para melhorar a atividade cerebral. O hábito de ler reduz os riscos de qualquer tipo de demência, melhorando as sinapses que ocorrem entre os neurônios.

Com isso, ela melhora a memória imediata, a tardia e a de trabalho, prevenindo o desenvolvimento de doenças sérias como o Alzheimer.

A leitura também apresenta culturas e lugares diversos, aumentando nossa empatia e capacidade de compreender o próximo. Além disso, diminui o estresse, desenvolve a inteligência e aprimora nossa linguagem.

De que forma é possível adquirir o hábito de leitura?

É interessante iniciar com assuntos que despertem o interesse. Busque por fontes que sejam agradáveis de ler, por diversos assuntos e tipos de leitura — como notícias, romances, posts educativos etc.

Para adquirir o hábito é fundamental que se leia todos os dias. Dá para começar com pequenas leituras diárias e depois aumentar o volume dos textos. O importante é que se goste da leitura para que ela não se torne uma atividade extenuante.

4 livros interessantes para terceira idade

Como Transformar a Terceira Idade na Melhor Idade

Livro escrito pelo Dr. Luiz Freitag, geriatra especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, apresenta diversos ensinamentos para aproveitar bem essa fase da vida.


Conversas e Memórias — Narrativas do Envelhecer

Resultado de um projeto inovador realizado por Gonçalo Luiz de Melo e Adriana Rodrigues Domingues desde 2002, o livro traz diversas histórias contadas por idosos de grupos comunitários da capital de São Paulo.


Para Sempre Alice

Romance de ficção escrito por Lisa Genova, PhD em neurociência pela Universidade de Harvard, e já adaptado para o cinema, “Para Sempre Alice” aborda um tema delicado em uma comovente história de aceitação.


Em Busca do Tempo Perdido

Obra-prima de Marcelo Proust, esse romance é considerado por muitos como uma bíblia da civilização humana. Dividido em sete volumes, o livro traz muitas memórias do escritor, desencadeadas por meio de diversas sensações, como cheiros, toques, sons e paisagens — reconstituindo toda sua vida.


Fonte:Melhor idade

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page