Além de ser a capital de Portugal, Lisboa é também capital de distrito.
1. Lisboa é conhecida como a cidade das ‘sete colinas’: Castelo, Graça, Monte, Penha de França, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina e Estrela. 2. É costume chamar ás pessoas de Lisboa de ‘alfacinhas’. Termo que provêm da Lisboa primitiva que era famosa pelo cultivo de alfaces. 3. A música tradicional de Lisboa e de Portugal é o Fado. O Fado é uma canção nostálgica acompanhada por uma guitarra portuguesa. 4. Além de ser a capital de Portugal, Lisboa é também capital de distrito.
5. No subsolo de Lisboa existem algumas atracções menos conhecidas dos turistas, as enigmáticas Galerias Romanas na Baixa, que abrem ao público apenas durante três dias por ano. 6. A cidade de Lisboa tem uma população de cerca de 550 mil habitantes. estando em Lisboa aproximadamente 27% de toda a população portuguesa. 7. Lisboa é a cidade mais rica de Portugal e apresenta um PIB per capita muito superior à média europeia. 8. A estátua do Cristo Rei na margem esquerda do rio Tejo é uma cópia do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, tem uma altura de 28 metros e o monumento na totalidade alcança os 100 metros de altura.
9. A ponte 25 de Abril foi inaugurada em 1966. Pelo então Primeiro Ministro de Portugal e ditador António Oliveira Salazar, que a tinha batizado inicialmente de Ponte Salazar. Depois da revolução de 1974 (Revolução dos Cravos) e se instaurou a democracia em Portugal, a ponte recebeu o seu nome atual, comemorando simbolicamente aquele dia histórico para Portugal. A ponte tem uma extensão total de 2,2km, dos quais 1,2km estão suspensos sobre o rio. 10. A ponte Vasco da Gama foi inaugurada a 4 de Abril de 1998 e é a maior ponte da Europa, com 17,2km (12,345m de viadutos e 4840m de acessos), dos quais 10 estão sobre as águas do estuário do Tejo.
11. Em Lisboa existe uma grande cultura de ‘café’, existindo muitos nomes para designar os diferentes tipos de café: bica, pingado, garoto, cortado, carioca, italiana, abatanado, curto… 12. O porto de Lisboa é um dos mais importantes portos turísticos de cruzeiros da Europa. 13. Em 1755 um terramoto destruiu praticamente toda a cidade de Lisboa, matando mais de 40000 pessoas. 14. A zona de Belém tem duas construções classificadas pela Unesco como Património da Humanidade: o Mosteiro dos Jerónimos de estilo manuelino e a Torre de Belém, construção militar que outrora vigiava a entrada de barcos no rio Tejo. www.voyagertou.com.br Fonte: VortexMag
Comments